E o Juicy Santos te conta os detalhes desse concurso do IBGE.
Para quem só ouve falar o nome Censo e não sabe direito o que é, vamos a uma explicação.
Resumidamente, o Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) realiza com o Censo Demográfico uma contagem e organiza todas as informações sobre a população do Brasil.
A coleta de dados teria sido feita em 2020. No entanto, o Censo foi cancelado no ano passado devido à pandemia do coronavírus.
As vagas abertas para o concurso do IBGE são temporárias – o contrato dura 3 meses para recenseadores e 5 meses para as demais vagas (veja lista abaixo).
Segundo o edital, em todo o Brasil, vão atuar nesse projeto mais de 200 mil pessoas! O trabalho de campo do Censo está previsto para começar em agosto.
Aqui na Baixada Santista, o total de vagas é de 1.993, sendo:
Depois de aprovados no concurso do IBGE, todos os recenseadores recebem treinamento presencial e à distância por 5 dias, com carga horária de 8 horas diárias. Quem completar com 80% de presença se qualifica para receber ajuda de custo. Em seguida, acontece a contratação.
Um detalhe: quem se inscreveu na seleção do ano passado precisa se cadastrar de novo! E é possível solicitar o reembolso da taxa de inscrição de 2020 por telefone, no 0800-7218181.
As inscrições para as oportunidades de agente censitário municipal e supervisor vão até 15 de março. Para se candidatar, os interessados devem ter Ensino Médio completo e pagar a taxa de R$ 39,49.
Para recenseador, a abertura é na terça-feira (23 de fevereiro) e vai até 19 de março. Os candidatos devem ter Ensino Fundamental completo e pagar os R$ 25,77 da inscrição no concurso.
As provas acontecem em abril:
O interessante é que, por se tratar de duas datas diferentes, você pode participar dos dois processos seletivos, se tiver condições.
Fonte: https://www.juicysantos.com.br/trampos-e-oportunidades/concurso-do-ibge/