Na última quarta-feira (11), o carro blindado da prefeiturável foi alvo de pelo menos cinco tiros. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito se apresentou por contra própria no Plantão da Delegacia Sede de São Vicente, afirmando ser o autor dos disparos que atingiram o veículo que transportava a candidata Solange Freitas, o vice Gil do Conselho e mais três pessoas da equipe de campanha.
Carro de Solange Freitas, candidata a prefeita de São Vicente, é alvejado por tiros
Morador de São Vicente, o rapaz compareceu acompanhado de advogado, por volta das 18h, e afirmou que, logo após o crime, se desfez das roupas e capacete que usava, além da arma e da motocicleta utilizadas na ação.
Segundo a Polícia, a versão dele é limitada aos fatos e imagens veiculados pela mídia e não coincidem com o que já foi apurado pela equipe de investigação, principalmente, relativo ao trajeto de antes e depois ao atentado e, também, do contato feito com outro homem pouco antes da tentativa de homicídio, que lhe indicou o carro da vítima.
Em imagens colhidas pela equipe policial e não divulgada, foi constatado que o verdadeiro autor apresentava uma lesão no dedo do pé direito. No falso autor não há qualquer lesão, conforme apurado por exame médico pelo Instituto Médico Legal (IML).
Verdadeiro autor tem uma lesão no pé direito, segundo a Polícia Civil — Foto: Divulgação/Polícia Civil
O rapaz que se apresentou tem passagens por porte ilegal de arma e responde por direção perigosa de veículo. Ainda conforme informou a polícia, as investigações prosseguem para encontrar o autor do atentado contra Solange Freitas.
Durante uma live nas redes sociais na noite deste sábado, a candidata afirma que, na ocasião, tentaram matá-la junto de sua equipe. “Pessoas ligadas ao Governo Pedro Gouvêa ficaram tentando dizer, nas redes sociais, que era armação. A polícia, que faz um excelente trabalho, descobriu que esse homem não é o atirador. Não foi ele que atirou contra mim. Falsa comunicação de crime. Um absurdo. Olha o que esse governo está fazendo com a gente. Olha o que estão fazendo comigo”, disse Solange.
Em resposta, o atual prefeito e também candidato, Pedro Gouvêa (MDB), fez um pronunciamento ao vivo nas redes sociais, afirmando que cobrará da Justiça a resolução do caso. “Chega a ser ridículo, primeiro por parte da irresponsável candidata a prefeita Solange Freitas. Fico indignado com a postura dela em relação à citar meu nome, ela vir querer dizer que nós estamos plantando alguém em delegacia para fazer depoimento. Veja, eu faço política há muito anos, nunca precisei fazer nada nem parecido a isso para me promover. Sei o que ela é capaz para atingir os objetivo dela. Falta muito posicionamento e ética para ser minimante honesta com a cidade de São Vicente”, diz Gouvêa.
Na ocasião, ela estava com outras quatro pessoas, sendo o motorista, um produtor da campanha, uma assessora e o candidato a vice-prefeito, Gil do Conselho. Eles passavam pela Avenida Monteiro Lobato, na Vila Voturuá, por volta das 10h30, quando um motociclista se aproximou do veículo e atirou na direção da janela do passageiro.
Após disparar, o condutor acelerou a motocicleta e fugiu. “O foco era onde eu sento, que é geralmente na frente”, explica Solange em entrevista ao G1. Ela acredita que alguém estava seguindo o carro em que estavam
Um vídeo, obtido com exclusividade pelo produtor da TV Tribuna Luiz Linna, mostra o momento em que a moto se aproxima do carro da candidata e efetua os disparos. Depois, acelera e foge. (Veja o vídeo acima)
“Não vejo outro motivo a não ser política. Para quê iam fazer isso? Não imaginava que ia chegar a isso. Não é um ataque só a mim. Eles querem que eu desista, mas eu não vou”, finaliza.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/11/14/falso-autor-de-atentado-contra-candidata-a-prefeita-se-apresenta-em-delegacia-diz-policia.ghtml