Em operação em São Vicente, no litoral paulista, a Polícia Federal (PF) prendeu um candidato a vereador por praticar crime eleitoral jogando “santinhos” nas ruas. Segundo os policiais federais, um drone deles flagrou o exato momento em que o político entregava panfletos e pedia votos, o que é conhecido como boca de urna.
A Polícia Federal intensificou a fiscalização nas proximidades das zonas eleitorais neste domingo (15) e, após a detecção do crime por meio do dispositivo aéreo, policiais federais foram acionados e se deslocaram de viatura até o local.
As imagens de drone cedidas pela PF mostram o candidato Jorge de Nona Jesus (PSD), no meio da rua, entregando a propaganda eleitoral e, instantes depois, flagram o momento que chega uma viatura dos policiais federais, que o abordam.
Candidato a vereador foi flagrado fazendo campanha eleitoral em São Vicente, SP — Foto: Reprodução
Após a confirmação da ocorrência, as autoridades conduziram o candidato até a Delegacia de Polícia Federal em Santos, onde o caso foi registrado e segue sob investigação.
De acordo com a PF, a conduta do candidato ao Legislativo é definida como crime pela legislação brasileira. Por isso, o candidato foi autuado pelo crime e responderá perante a Justiça Eleitoral, em liberdade, devido à natureza do ilícito.
Ao G1, o candidato afirmou que prefere não se manifestar sobre o caso e que já acionou sua defesa, para recorrer aos meios judiciais.
Candidato a vereador é preso pela PF após fazer boca de urna em São Vicente, SP — Foto: Divulgação/PF
Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/11/15/drone-da-pf-flagra-vereador-fazendo-boca-de-urna-e-ajuda-a-prende-lo-no-litoral-de-sp.ghtml