A Polícia Civil coordenou uma ação para desativar uma central clandestina de distribuição de internet em um morro Santos, no litoral de São Paulo. Um homem de 36 anos foi indiciado por furto, por integrar organização criminosa e por realizar atividades de telecomunicação clandestinamente.
A ação integrou uma operação de combate ao crime organizado na região, ocorreu nesta quinta-feira (5), executada pela equipe da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos. Os policiais foram até uma casa no morro Santa Maria, onde descobriram a existência de servidores e cabeamentos de fibra ótica que saíam do imóvel e se espalhavam pela comunidade.
De acordo com a Polícia Civil, os serviços de internet eram revendidos por valores mais baixos aos moradores, por meio do sinal dos cabos instalados nos postes, sem autorização da concessionária de energia elétrica ou da provedora de internet.
Imóvel era utilizado como central clandestina de distribuição de internet em Santos — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Durante a investigação, os policiais também apontaram que o suspeito, um técnico de telecomunicações, era o responsável pela central clandestina e pela revenda dos serviços aos moradores da comunidade. Com ele, foram encontrados 11 contratos de prestação de serviço de internet firmados entre ele e uma operadora.
A operadora responsável pelos serviços alegou que nenhum dos contratos firmados com o suspeito permitiam a revenda ou repasse de sinal de internet a terceiros, de forma gratuita ou não, segundo explica à Polícia Civil.
Todo o material, como os modens e servidores, foram apreendidos e levados à DIG de Santos, onde o caso é investigado. Já o técnico foi preso em flagrante e indiciado por furto, por integrar organização criminosa e por executar atividades clandestinas de telecomunicação.
Dentre os materiais apreendidos, equipe recolheu modens e servidores em Santos — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/11/06/policia-civil-desativa-central-ilegal-de-distribuicao-de-internet-em-santos.ghtml