Suposto novo chip deve ser produzido com o processo de fabricação 5nm LPE
Mais indícios surgiram apontando que a Google está trabalhando em um processador próprio para ser utilizado em smartphones da linha Pixel e até em Chromebooks. O respeitado site Axios endossou rumores que apareceram online anteriormente e disse que dona do Android está trabalhando com a Samsung em um novo chip customizado.
De acordo com as fontes da publicação, o componente em questão é chamado interinamente de Whitechapel e está sendo desenvolvido com a Samsung. A gigante de Mountain View teria escolhido a fabricante sul-coreana para desenvolver o produto por causa da experiência com a arquitetura de 5 nanômetros, utilizada em componentes da linha Exynos.
(Imagem: Samsung/Reprodução)
Segundo os detalhes trazidos pelo Axios, o chip terá oito núcleos de processamento ARM e otimizações para as tecnologias de Machine Learning e Inteligência Artificial desenvolvidas pela Google. Ou seja, a solução deve ser similar aos chips Exynos mais recentes, mas com aprimoramentos voltados para os produtos da gigante de Mountain View.
Suposto novo chip deve ser produzido com o processo de fabricação 5nm LPE
A adoção de um chip próprio pode ser a solução da Google para colocar os smartphones da linha Pixel no mapa de mais consumidores e apertar a competição com a Apple, que também possui um processador pensado para os iPhones.
Considerando que a Google é a dona do Android e os aparelhos da linha Pixel contam com uma das melhores implementações do sistema operacional, a criação de um chip próprio da empresa pode ser benéfica para o futuro da linha de celulares.
O resultado desse trabalho, porém, ainda deve demorar para chegar ao mercado. Segundo os rumores, a primeira versão do Google Whitechapel só deve ser lançada em 2021. Até agora, a empresa também não comentou oficialmente sobre os rumores.
Fonte: Axios
Fonte: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/13308/chip-da-google-para-smartphones-pixel-e-chamado-de-whitechapel-e-deve-chegar-em-2021