Devido aos surtos cada vez maiores de Coronavirus (COVID-19) no país, a TV, as redes sociais, os jornais, os sites de notícias, as rádios, entre outros meios de comunicação, estão fervendo de informações sobre a pandemia que está ocorrendo. Mas como saber o que é real e o que é falso? E o pior, como evitar golpes de pessoas que estão se aproveitando da situação para coletar dados pessoais através de aplicativos e links maliciosos? Neste artigo daremos dicas sobre o que fazer para evitar estes problemas de informações causando desinformação.
Ao receber uma informação, seja pela TV, por uma mensagem encaminhada no Whatsapp ou por um vídeo no YouTube, duvide se aquilo é realmente verídico e se não está sendo distorcido pela mídia. Para isso, busque informações oficiais através de canais do Ministério da Sáude, da OMS, da ANVISA, e do CDC (Centers for Disease Control and Prevention ou Centros de Controle e Prevenção de Doenças). Você pode também procurar por estudos que comprovem algo que está sendo afirmado, através de artigos acadêmicos em português ou inglês (língua que se encontra o maior número de informações) pesquisando no Google Scholar.
Desconfie sempre quando alguém lhe pedir por e-mail, site (links), whatsapp, informações como número de documento e conta bancária. Na maioria das vezes os responsáveis por este tipo de golpe tentam se passar por empresas, órgãos do governo ou por promoções de serviços, que está havendo com mais frequência devido a quarentena forçada pelo Coronavirus. Para evitar isso, consulte os canais oficiais da instituição citada (redes sociais, telefone, e-mail) ou outras fontes de informação (diferentes sites de notícia, por exemplo).
Devido a enxurrada de informações, é importante que a pessoa tenha consciência ao ler um conteúdo acessado, pois dependendo da maneira como o texto foi escrito, poderá trazer algum mal a você e a outras pessoas também (ao compartilhar a informação). A informação pode estar incompleta, distorcida, de difícil compreensão e até maliciosa. Para evitar isto, devemos nos atentar para alguns aspectos como:
Além dos artigos acadêmicos, o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e “AFP Checamos”, poderão lhe ajudar a tirar as suas dúvidas com relação ao Coronavirus (COVID-19)
Ministério da Saúde no Whatsapp:
Através de uma parceria com o Ministério da Saúde, o Whatsapp disponibilizou um canal de informações automáticas desenvolvido pela organização nacional de saúde para evitar que informações falsas ou dúvidas prevaleçam na população brasileira. De acordo com a instituição em uma postagem no Twitter, basta adicionar o número (61) 9938-0031 em sua agenda do celular ou acessar este link e mandar um “oi”.
Já soube da novidade❓ O @minsaude vai responder as dúvidas sobre o coronavírus também pelo Whatsapp????.
Assista ao vídeo e saiba como usar este novo canal.
Para acessar o bot, mande um “oi” para (61) 9938-0031 ou clique no link https://t.co/g4MtbyzNfG e fique bem informado! pic.twitter.com/8tvZZBFiYJ— Ministério da Saúde (@minsaude) March 27, 2020
Confira abaixo o vídeo publicado pelo Ministério da Saúde falando sobre a sua ação:
OMS (Organização Mundial da Saúde) no Whatsapp:
No mês passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) inaugurou seu serviço de atendimento dedicado ao Coronavirus no Whatsapp através de uma parceria. Assim como no caso do Ministério da Saúde, haverá um “robô” (bot) que responderá a todas as suas dúvidas com informações atualizadas sobre a situação e como se provenir com relação ao Coronavirus. Para entrar em contato, basta salvar o número “+41 22 501 75 96” em sua agenda ou acessar este link e mandar um “oi”.
AFP Checamos no Whatsapp:
A organização responsável pela verificação da veracidade das informações no Brasil é a AFP Checamos. Caso queira salvar o nº para tirar futuras dúvidas: +55 21982 172344 (acesse a lista completa de organizações no site oficial do Whatsapp aqui)
Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/oficinadanet_rss/~3/5i5hLY_wkqs/30580-como-nao-cair-em-golpes-do-coronavirus-covid-19-em-tres-passos